Alimentação

O serviço de Alimentação dos campi de Limeira foi terceirizado em setembro de 2022 e desde então toda a prestação de serviços envolvendo o preparo e a dispensação das refeições é de responsabilidade da empresa contratada, Soluções Serviços Terceirizados – Eireli.

A equipe técnica da Unicamp acompanha e fiscaliza de forma plena e uniforme, todo o serviço executado e oferecido à comunidade universitária do campus I e II de Limeira e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, por meio do controle e do monitoramento de inúmeros procedimentos sanitários visando o fornecimento seguro das refeições.

O gerenciamento deste serviço é realizado pela Prefeitura de Limeira, com interface com a Divisão de Alimentação / Prefeitura Universitária da Unicamp.

*Sujeitos à alteração no período de férias.

Cardápio – Clique aqui.
*O cardápio pode sofrer alterações.

O serviço de alimentação é destinado a toda a comunidade universitária.

Restrições: Filhos de funcionários, docentes e alunos com idade igual ou superior a 12 anos não podem acessar gratuitamente os restaurantes, devendo realizar pagamento como visitante.

Valor da Refeição – Café da Manhã – Clique aqui

Valor da Refeição – Almoço e Jantar – Clique aqui


O ingresso é liberado aos docentes e funcionários através da identidade funcional e aos alunos através do cartão universitário, obedecendo à Deliberação CONSU-A-035/2017. O ingresso pode ser autorizado a filhos de funcionários e estudantes com até 12 anos de idade incompletos, devidamente acompanhados do responsável.


– Visitantes: orientações AQUI

– Funcionários e Docentes: através da inserção de créditos na identidade funcional (orientações AQUI)

– Alunos: através da inserção de créditos no cartão (vide Perguntas frequentes)

– Bolsistas: o cartão para o uso dos refeitórios é validado pelo SAE. Para maiores informações, acesse o site:

  • SAE COTIL – https://www.cotil.unicamp.br/bolsa-alimentacao/
  • SAE FT – https://www.ft.unicamp.br/pt-br/sae
  • SAE FCA

– Estagiários (Funcamp e Unicamp): desconto direto no holerite conforme Deliberação CONSU-A-035/2017

– Mensageiros e Patrulheiros: os cartões são validados pela DGRH

– Participantes de congressos, seminários e eventos (orientações AQUI)


O usuário tem as seguintes opções:

  • Estações de recarga (RLI e RLII), localizadas ao lado das entradas dos restaurantes, seguindo o procedimento abaixo:
  1. Inserir o cartão na estação e verificar o saldo;
  2. Colocar o valor desejado, através de notas e/ou moedas, que devem estar em bom estado de conservação, inseridas uma por vez;
  3. Aguardar até todo o crédito ser inserido e remover o cartão.

Obs: São aceitas cédulas (R$2, R$5, R$10, R$20, R$50 e R$100) ou moedas (R$0,05, R$0,10, R$0,25, R$0,50 e R$1,00).

  • Estações de Recarga Pix:
  1. Após o pagamento por meio do Pix, através do aplicativo “Unicamp Serviços”, opção Identidade Institucional Digital-Pix, favor aproximar ou inserir seu cartão físico de identidade institucional da UNICAMP, para que o pagamento realizado por você seja gravado. Aguarde a exibição da mensagem “Pix gravado com sucesso!”.
  2. No app Carteirinha, acionado através do app Unicamp Serviços, antes de fazer uma “Recarga Pix”, sendo você aluno de mais de curso, certifique-se de estar logado no curso correto, através da seleção de perfil. Obs. Para alterar seu perfil, basta clicar em cima de sua foto no APP Carteirinha e selecionar o perfil desejado.

Clique abaixo para ter acesso ao vídeo explicativo.

Confira a as regras e procedimentos para o pagamento via Pix para uso dos restaurantes universitários clicando na https://www.prefeitura.unicamp.br/wp-content/uploads/2023/10/INSTRUCAO_NORMATIVA_05_2023_Uso_Pix.pdf

Caso seja efetivado o Pix, porém o crédito não tenha sido registrado em seu cartão universitário (RA), envie mensagem para https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/duvida?id=80

Caso ocorra algum problema durante a inserção do crédito, entrar em contato com o Posto de Atendimento (caixa) do restaurante nos seguintes horários:

Posto de Atendimento – RLI e RLII
Almoço11h às 14h
Jantar18h às 19h30


  • Diretoria de Ensino COTIL: secretaria@cotil.unicamp.br
  • Diretoria de Ensino FT: secgrad@ft.unicamp.br
  • Diretoria de Ensino FCA: secgrad@fca.unicamp.br

  Caso seja funcionário ou docente, deverá procurar o RH de sua unidade.


1) Como firmar um convênio para que funcionários de empresas prestadoras de serviços terceirizados utilizem os restaurantes?

Os responsáveis pela empresa devem se dirigir à Unidade/Órgão onde efetuou contrato (Prefeitura e DGA) e solicitar, através de ofício endereçado ao Prefeito do Campus, o crédito no cartão para as refeições.

As empresas com vínculo com a Universidade (permissionários) podem adquirir o crédito refeição mediante depósito no Banco Santander, na Conta Corrente 207-43.010001-6 no valor vigente para Participantes de Eventos, Congressos, Seminários e outros (clique aqui para consultar valores) (quantidade mínima: 5).

2) Qual a validade dos créditos nos cartões universitários?

Os créditos não tem validade e duram pelo período que o cartão universitário for válido. Os créditos existentes na ocasião do encerramento do vínculo e/ou vencimento do cartão poderão ser resgatados mediante solicitação junto ao Posto de Atendimento (caixa) situado no RL Campus II.

3) Qual o horário de atendimento para inserção de créditos no cartão universitário?

A inserção de créditos pode ser feita através das Estações de Recarga de Cartões instaladas nos Restaurantes Universitários em qualquer horário.

4) Qual o endereço e contato dos restaurantes universitários de Limeira?

  • Restaurante Universitário do Campus I (RLI)
    R. Paschoal Marmo, 1888., Jd. Nova Itália – Limeira/SP – CEP 13484-332
    Telefone: (19) 2113-3308

  • Restaurante Universitário do Campus II (RLII)
    R. Pedro Zaccaria, 1300, Jd. São Paulo, Limeira-SP – CEP 13484-350
    Telefone: (19)3701-6659 / (19)3701-6774