História

O campus I da UNICAMP de Limeira iniciou em 1968 e a Faculdade de Engenharia de Limeira – FEL era responsável pela administração. Em 08 de novembro de 1984, o Reitor na época, Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, designou o Assistente Técnico de Direção da FEL, Dr. Mauro Fernandes, para exercer a função de Coordenador da Planta Física, em atendimento à demanda apresentada pelo Diretor da Faculdade, Prof. Dr. Tioeturo Yagui.

foto1

Em 1989, a Faculdade de Engenharia de Limeira – FEL mudou para o Campus de Campinas e a Coordenadoria da Planta Física foi desmembrada da FEL e oficialmente instituída através da Portaria Interna FEL 08/89, com o intuito de administrar os serviços comuns do campus, que incluíam a extinta gráfica.

Somente em 2001, a Unicamp formalizou a criação da Coordenadoria da Planta Física em Limeira, por meio da Resolução GR-003/2001, com subordinação direta à Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Com a inauguração da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA em 02 de março de 2009 e consequente criação do Campus II de Limeira, a Coordenadoria da Planta Física passou a prestar serviços de manutenção predial também para essa Unidade.

Em 2015, com o objetivo de melhorar a gestão dos campi externos a Campinas e fornecer apoio às respectivas Unidades de Ensino, a UNICAMP criou um Grupo de Trabalho (Portaria GR-017/2015) para analisar a proposta do Prof. Dr. Léo Pini Magalhães, apresentada em reunião do CONSU de 06 de agosto de 2013, sobre a integração das atividades nos Campi de Limeira.

O relatório final desse Grupo de Trabalho foi apresentado na reunião de 25 de novembro de 2014 do CONSU, o qual ressaltou a necessidade de incorporação de novo modelo de gestão capaz de prover agilidade e eficiência na tramitação dos processos que, via de regra, dependem de órgãos sediados em Campinas, bem como atender demandas administrativas específicas dos Campi, tais como segurança, jardinagem, transporte, restaurante universitário, manutenção predial, além de demandas pontuais de representação institucional na região.

foto02
foto03

Parte desse trabalho vinha sendo desempenhado pela CPG, outra pelos diretores de Unidades e uma terceira era delegada para a Prefeitura do Campus de Campinas ou órgãos da administração central, estratégia que muitas vezes resultava na redundância de processos e/ou utilização ineficaz de recursos.

Em 07 de agosto de 2015, foi criado o Escritório da Reitoria em Limeira, que atuou provisoriamente, como interlocutor entre os órgãos da Administração Central e as Unidades de Limeira, até sua extinção em 2017.

Com a mudança de gestão da Universidade, em 2017, retomou-se a discussão sobre a gestão dos campi externos, sobretudo em relação à necessidade de reestruturação de gestão nas atividades de manutenção e de serviços terceirizados em geral, bem como a interface com a Administração Central e a ampliação de programas institucionais existente no Campus de Campinas para os Campi externos.

A Reitoria, por intermédio da Diretoria Executiva de Adminstração (DEA), criou a Secretaria de Administração Regional (SAR) em março de 2018, conforme Resolução GR 24/2018, incorporando a estrutura da Coordenadoria da Planta Física de Limeira, para atuar na gestão dos Campi de Limeira e Piracicaba, de maneira alinhada com os objetivos para excelência na Gestão, contidos no Planejamento Estratégico da UNICAMP.

Planta Física

• Administrar Serviços Gerais dos campi;