Projeto de Prevenção de Resíduos

Projeto de Prevenção de Resíduos tem como objetivo a estruturação de um programa de gerenciamento dos resíduos sólidos nos Campi I (FT e Cotil) e II (FCA) de Limeira. Este Projeto está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi instituída no Brasil pela Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, e estabelece a seguinte hierarquia para a gestão dos resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos, e disposição final em aterro apenas dos rejeitos, que são definidos como aqueles resíduos para os quais não existam alternativas tecnológicas economicamente viáveis para o reaproveitamento ou tratamento.

Neste sentido, a UNICAMP, por meio do GGUS (Grupo Gestor Universidade Sustentável) e da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos vêm, ao longo dos últimos anos, trabalhando na elaboração das diretrizes que devem ser seguidas por todas as unidades da Universidade, para a estruturação dos seus programas de gerenciamento de resíduos sólidos.

Deste modo, a SAR (Secretaria de Administração Regional), juntamente com docentes, funcionários e estudantes dos dois Campi, sob coordenação da Profa. Dra. Carmenlucia Penteado, realiza diversas açoes de conscientização e redução de resíduos.

Para o desenvolvimento das atividades, foi criado um Grupo de Trabalho, formado por representantes do Cotil, FT, FCA e SAR, os quais regularmente tem se reunido, para discutir as ações relacionadas aos resíduos gerados nestas unidades.

Atividades realizadas no segundo semestre de 2022

·         Semana de Prevenção de Residuos Unicamp Limeira

Foram realizadas ações para sensibilizar as pessoas quanto ao uso de plásticos descartáveis, estimulando-as a não adquirir produtos em embalagens plásticas: canudos, copos, garrafas e demais itens e embalagens. Para tanto, os estudantes do Enactus e da Comissão Ambiental, Vozes Plurais, Coletivo Tinha Que Ser Preto, Camaleão realizaram  ação da “semana sem copo nos restaurantes universitários”, de 17 a 21/10/2022.

Os estudantes atuam nas atividades informativas, de forma que todos os usuários dos restaurantes estejam cientes, e possam trazer de casa suas canecas ou copos reutilizáveis.

·         Aquisição de novas lixeiras para o Campus I

Foram adquiridos 20 conjuntos de lixeiras, sendo cada conjunto formado por duas lixeiras de 96 litros cada, uma para lixo não reciclável (tampa preta) e uma para lixo reciclável (tampa verde). As lixeiras estão em fase de instalação, e pretende-se a partir disso, melhorar as práticas de separação dos materiais recicláveis e não recicláveis, por meio da orientação aos usuários do campus (alunos, funcionários, professores e visitantes) e também através da orientação aos funcionários da limpeza.

·         Adequação das lixeiras do Campus II

Os coletores da FCA foram adaptados, de forma a seguir o mesmo padrão do Campus I, ou seja, conjuntos coletores para lixo reciclável e não reciclável.

Os materiais que podem ser colocados nas lixeiras de recicláveis são os seguintes

·         Adequação

Materiais recicláveis

·         Papel, papelão e embalagens destes materiais

·         Embalagens tetrapak

·         Plásticos e embalagens plásticas

·         Latas de alumínio e outras embalagens metálicas

Importante!

Não descartar materiais sujos ou com sobras de líquidos e alimentos nas lixeiras de recicláveis, pois isso contamina os demais materiais limpos, inviabilizando a sua reciclagem, além de atrair moscas e baratas, e provocar mau cheiro!

Ao descartar uma lata de refrigerante, uma garrafa de suco ou qualquer outra embalagem, certifique-se que consumiu tudo, ou jogue o líquido numa pia ou no ralo mais próximo. Se a embalagem contiver algum resíduo sólido, que não for reciclável, descarte este resíduo na lixeira de lixo não reciclável, e após isso, descarte a embalagem na lixeira de recicláveis